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24 de Abril de 2024

Para proteger consumidores, projeto de lei cria a ‘falência pessoal’

há 8 anos

Para proteger consumidores projeto de lei cria a falncia pessoal

O Brasil tem hoje 57,2 milhões de consumidores negativados — o popular ‘nome sujo’. Segundo a Serasa Experian, só no Estado do Rio, são 6 milhões de devedores. Já o SPC registrou, em setembro, aumento de 5,45% no número de inadimplentes em comparação ao mesmo mês de 2014. Para amparar essa legião, projeto que tramita no Congresso cria meios para evitar o superendividamento (quando as contas ultrapassam muito a capacidade de pagamento). O texto determina a conciliação nesses casos, o que, segundo especialistas, funciona como sistema da falência para pessoa física (existente em outros países), obrigando os credores a renegociar com o devedor, sob pena de perderem o direito de cobrar a dívida. Além disso, especialistas alertam que muitas dívidas prescrevem em cinco anos, obrigando os serviços de proteção ao crédito a retirar o nome do consumidor de seu cadastro.

“Se for aprovado, esse projeto será uma ‘revolução’ para o consumidor. As empresas credoras ficarão obrigadas a criar um plano para o devedor e renegociar as suas dívidas. As que não fizerem isso perderão o direito de cobrar”, afirma o professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas e membro da comissão de Direito do Consumidor da OAB-RJ, Gustavo Kloh. Ele explica que a falência é diferente da insolvência civil, que já existe, mas que não obriga o credor a fazer o plano de pagamento.

Segundo o especialista, atualmente, a renegociação de dívidas é estimulada pelas empresas de proteção de crédito, como a Serasa e a SPC. Mas não há lei que determine isso para evitar o superendividamento. O texto restringe ainda a oferta de crédito e proíbe alguns termos, como “sem juros”, “taxa zero” e “sem acréscimo” em publicidade de oferta de crédito. “A prática de oferecer crédito ao negativado é temerária e geradora de risco ao consumidor, causando o superendividamento”, alertou o especialista.

É o caso do motorista Jackson Silva, 31 anos. Superendividado, ele, que ganha pouco mais de dois salários-mínimos (R$ 788), acumulou dívidas superiores a R$ 40 mil. A maior parte veio de empréstimo para financiamento de sua casa. Cerca de R$ 11 mil ele obteve com a Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) quando foi fuzileiro naval. Outras foram com dois bancos.

“Antes de eu dar baixa, em 2012, era descontado em folha para o pagamento da Poupex. Depois, não recebi as cobranças, até descobri-las no fim de 2014”, contou ele, que foi ao Feirão Limpa Nome da Serasa, no Shopping Nova América, na Zona Norte, na semana passada.. Ele conseguiu renegociar dívida de R$ 10 mil para R$ 3 mil com um banco.

Técnico em Enfermagem, Uirandy Rosa, 55, acumulou mais de R$ 7 mil em contas atrasadas e conseguiu renegociá-las no Feirão. “Fiquei desempregado há dois anos e não pude pagá-las Aqui, consegui reduzi-las pela metade”, contou ele.

Quando há a prescrição

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (idec), todas as dívidas têm um prazo para prescrever, mas nem todos os consumidores sabem disso.

A maioria das dívidas prescreve em cinco anos, como as de boletos bancários, cartões de crédito, plano de saúde e as contas de serviço público, como água, luz e telefone.

O nome do consumidor não pode permanecer em cadastros negativos por mais de cinco anos.

As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se fizer, ele deve reclamar n o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial pedindo reparação de danos.

Se o credor ingressa com a ação de cobrança dentro do prazo de prescrição, recomeça a contagem.

Feirão reduz débitos em mais de 50%

Durante o Feirão Limpa Nome da Serasa, que ocorreu de terça-feira até ontem no Shopping Nova América, Zona Norte, devedores renegociaram suas dívidas, conseguindo reduzi-las em mais de 50% do valor total. O mutirão continua pela internet até o dia 14 deste mês. Só no primeiro dia da versão online, os acessos para negociar as dívidas atrasadas com as empresas superaram em 43% o número da última edição em 2014.

Publicado originalmente em Jurisite

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10 Comentários

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Isto é meio que absurdo. Oras, é claro que este custo será transferido para os que pagam corretamente através do aumento de taxas e juros. continuar lendo

Na prática, deveriam ter apenas incluído na insolvência a necessidade de o credor fazer um plano de pagamentos para o débito. continuar lendo

Uma medida no mínimo justa.
Muitas empresas criam o involucro perfeito para o endividamento do consumidor.
Quer vender?
Saiba a quem. continuar lendo

Participei do Feirão, e consegui das empresas Claro TV e Vivo apenas boletos para pagar as dívidas com juros e correção. Registrei inclusive uma reclamação de propaganda enganosa, pois o feirão promete descontos especiais, e essas empresas não deram 1 centavo de desconto !!! continuar lendo